Professores

segunda-feira, 30 de março de 2015

ANÁLISE DAS NARRATIVAS DIGITAIS



Curso de Pós Graduação em Educação na Cultura Digital
Tutora: Vanessa Klaumann
Escola: EEB Professora Maria Angélica Calazans
Acadêmicas: - Keuly Dariana Badel
                       - Sheila Nunes
            - Thaís Maristela Petersen

ANÁLISE DAS NARRATIVAS DIGITAIS

O desenvolvimento das três experiências práticas do projeto “CONTAR E RECRIAR: a apropriação das fábulas e criação de HQS” foi pensado levando-se em consideração a realidade de cada disciplina e turma nas quais as cursistas trabalham. Desta forma, algumas adaptações tiveram que acontecer para que o projeto se concretizasse.
A professora Thais Maristela Petersen, por exemplo, começou o ano letivo de 2015 atuando em outra escola, diferente daquela na qual estava ano passado. Sendo assim, sua realidade escolar foi outra. A EEB Eliseu Guilherme, sua escola atual, recebeu sua sede este ano, depois de três anos em reforma, fragmentada em três polos diferentes. Por isso, sua infraestrutura ainda está passando por algumas melhorias, como por exemplo, a sala informatizada, que ainda não apresenta estrutura para receber os alunos.
Desta forma, foi necessário realizar algumas modificações no projeto inicial para alcançar os objetivos pretendidos. Então, a solução encontrada, ao invés de confeccionarem suas histórias em quadrinhos no HQ, as mesmas foram dramatizadas e registradas em forma de vídeo. Entretanto mesmo com os empecilhos encontrados, vale destacar alguns pontos positivos, como o grande auxílio recebido da professora de tecnologia, que não mediu esforços para a concretização do trabalho.
Enquanto isso, as professoras Sheila Nunes e Keuly Dariana Badel, encontraram muitos obstáculos para a realização do projeto, como a falta de tempo, computadores sucateados e sem o programa necessário, a falta de conhecimento por parte dos alunos quanto ao domínio da tecnologia, entre outros problemas que atrasaram o cumprimento do prazo do trabalho.
No entanto, o resultado foi um esforço em grupo, alunos e professores. Contamos e recontamos histórias, nos apropriamos e fizemos nossas releituras. A interpretação das Fábulas de Iauaretê nos permitiu conhecer um pouco mais sobre a cosmovisão indígena, a relação com a natureza, os animais nativos do Brasil. Como não conseguimos utilizar o programa próprio para a produção de histórias em quadrinho, utilizamos o powerpoint para a conclusão da atividade. No total foram doze histórias recontadas, das quais duas já se encontram disponíveis neste blog. A utilização dessa ferramenta foi muito importante aprendemos a explorar novos caminhos, por poucos conhecidos. No mais, este trabalho serviu também de inspiração para outros projetos que vem sendo desenvolvidos na escola. Venha conhecer-nos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário