Curso de Pós
Graduação em Educação na Cultura Digital
Tutora:
Vanessa Klaumann
Escola: EEB
Professora Maria Angélica Calazans
Acadêmicas: -
Keuly Dariana Badel
- Sheila Nunes
- Thaís Maristela Petersen
ANÁLISE
DAS NARRATIVAS DIGITAIS
O desenvolvimento das
três experiências práticas do projeto “CONTAR E RECRIAR: a apropriação das
fábulas e criação de HQS” foi pensado levando-se em consideração a realidade de
cada disciplina e turma nas quais as cursistas trabalham. Desta forma, algumas
adaptações tiveram que acontecer para que o projeto se concretizasse.
A professora Thais
Maristela Petersen, por exemplo, começou o ano letivo de 2015 atuando em outra
escola, diferente daquela na qual estava ano passado. Sendo assim, sua
realidade escolar foi outra. A EEB Eliseu Guilherme, sua escola atual, recebeu
sua sede este ano, depois de três anos em reforma, fragmentada em três polos
diferentes. Por isso, sua infraestrutura ainda está passando por algumas
melhorias, como por exemplo, a sala informatizada, que ainda não apresenta
estrutura para receber os alunos.
Desta forma, foi
necessário realizar algumas modificações no projeto inicial para alcançar os
objetivos pretendidos. Então, a solução encontrada, ao invés de confeccionarem
suas histórias em quadrinhos no HQ, as mesmas foram dramatizadas e registradas
em forma de vídeo. Entretanto mesmo com os empecilhos encontrados, vale
destacar alguns pontos positivos, como o grande auxílio recebido da professora
de tecnologia, que não mediu esforços para a concretização do trabalho.
Enquanto isso, as
professoras Sheila Nunes e Keuly Dariana Badel, encontraram muitos obstáculos
para a realização do projeto, como a falta de tempo, computadores sucateados e
sem o programa necessário, a falta de conhecimento por parte dos alunos quanto
ao domínio da tecnologia, entre outros problemas que atrasaram o cumprimento do
prazo do trabalho.
No entanto, o resultado
foi um esforço em grupo, alunos e professores. Contamos e recontamos histórias,
nos apropriamos e fizemos nossas releituras. A interpretação das Fábulas de
Iauaretê nos permitiu conhecer um pouco mais sobre a cosmovisão indígena, a relação
com a natureza, os animais nativos do Brasil. Como não conseguimos utilizar o
programa próprio para a produção de histórias em quadrinho, utilizamos o powerpoint para a conclusão da
atividade. No total foram doze histórias recontadas, das quais duas já se
encontram disponíveis neste blog. A utilização dessa ferramenta foi muito
importante aprendemos a explorar novos caminhos, por poucos conhecidos. No
mais, este trabalho serviu também de inspiração para outros projetos que vem
sendo desenvolvidos na escola. Venha conhecer-nos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário