Professores

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Museu na escola: identificação, avaliação e exposição.

Esta atividade teve por objetivo inteirar os alunos das atividades desenvolvidas em museus de avaliação, registro e identificação de objetos materiais. Este trabalho justifica-se pela necessidade de aproximação do educando do escrever história, que o faz se compreender como sujeito histórico e como produtor de história. Tal percepção dá sentido há sua busca por conhecimentos e valoriza sua autoestima colocando-o como protagonista do processo educativo.
Algumas perguntas permearam este trabalho, como: os alunos apresentarão interesse em pesquisar o passado? Serão capazes de identificar-se com os objetos, entendendo que estes fazem parte das suas histórias? Qual o lugar da história em mundo onde as informações são novas a cada instante e tudo muda tão rápido?
Para tanto, propôs-se como atividade a organização de uma exposição com o tema voltado para brinquedos da infância dos alunos. A primeira etapa constituiu a identificação do objeto: estado de conservação e atividades relacionadas ao objeto.
Na segunda etapa, realizou-se pesquisas para entender como o objeto foi produzido, quais materiais foram utilizados na sua produção, como funciona a sua manutenção. Também pesquisamos acontecimentos marcantes dos anos em que o objeto foi produzido.
Na terceira etapa, produziu-se a ficha do inventário que acompanhou o objeto na exposição. Nesta ficha foram descritos o nome do objeto, sua descrição, localização, sua história, seu significados e o desenho o representando.
Finalizado este processo, iniciou-se a organização da exposição: as carteiras foram organizadas e os brinquedos foram expostos com suas fichas de identificação. Alunos de outras turmas foram convidados a visitar a exposição que contou com explicações individuais de cada brinquedos. A exposição foi registrada pelos alunos em fotografias e vídeos.
A atividade proporcionou aos alunos o entendimento do quão trabalhoso é o trabalho de identificação e catalogação de objetos. Os alunos puderam perceber como este trabalho envolve pesquisa e atenção aos detalhes.
O maior desafio da atividade foi escolher um tema que aproximasse o educando da atividade, fazendo desse trabalho um momento de identificação e personificação e, ao mesmo tempo, de compreensão de que todos estamos inseridos em um contexto maior e que a nossa história é parte da história do mundo.
A partir da atividade realizada percebeu-se que a TDICS podem passar a fazer parte dos trabalhos de maneira espontânea, como algo inerente ao estudo. Este trabalho seria impossível de realizar sem o uso da internet, uma vez que a informações necessárias não se encontram no material didático.

Inicialmente os alunos apresentaram resistência a atividade alegando que exigiria muito trabalho. Conforme a atividade foi sendo encaminha pode-se perceber que o interesse passou a crescer, principalmente em conhecer o processo de produção dos objetos. Mediante ao roteiro proposto, todos foram capazes de avaliar, identificar e até recomendar técnicas de conservação para os brinquedos.  















































































                        
 

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