Esta
atividade teve por objetivo inteirar os alunos das atividades desenvolvidas em
museus de avaliação, registro e identificação de objetos materiais. Este
trabalho justifica-se pela necessidade de aproximação do educando do escrever
história, que o faz se compreender como sujeito histórico e como produtor de
história. Tal percepção dá sentido há sua busca por conhecimentos e valoriza
sua autoestima colocando-o como protagonista do processo educativo.
Algumas
perguntas permearam este trabalho, como: os alunos apresentarão interesse em
pesquisar o passado? Serão capazes de identificar-se com os objetos, entendendo
que estes fazem parte das suas histórias? Qual o lugar da história em mundo
onde as informações são novas a cada instante e tudo muda tão rápido?
Para
tanto, propôs-se como atividade a organização de uma exposição com o tema
voltado para brinquedos da infância dos alunos. A primeira etapa constituiu a
identificação do objeto: estado de conservação e atividades relacionadas ao
objeto.
Na
segunda etapa, realizou-se pesquisas para entender como o objeto foi produzido,
quais materiais foram utilizados na sua produção, como funciona a sua
manutenção. Também pesquisamos acontecimentos marcantes dos anos em que o
objeto foi produzido.
Na
terceira etapa, produziu-se a ficha do inventário que acompanhou o objeto na
exposição. Nesta ficha foram descritos o nome do objeto, sua descrição,
localização, sua história, seu significados e o desenho o representando.
Finalizado
este processo, iniciou-se a organização da exposição: as carteiras foram
organizadas e os brinquedos foram expostos com suas fichas de identificação. Alunos
de outras turmas foram convidados a visitar a exposição que contou com
explicações individuais de cada brinquedos. A exposição foi registrada pelos
alunos em fotografias e vídeos.
A
atividade proporcionou aos alunos o entendimento do quão trabalhoso é o
trabalho de identificação e catalogação de objetos. Os alunos puderam perceber
como este trabalho envolve pesquisa e atenção aos detalhes.
O
maior desafio da atividade foi escolher um tema que aproximasse o educando da
atividade, fazendo desse trabalho um momento de identificação e personificação
e, ao mesmo tempo, de compreensão de que todos estamos inseridos em um contexto
maior e que a nossa história é parte da história do mundo.
A
partir da atividade realizada percebeu-se que a TDICS podem passar a fazer
parte dos trabalhos de maneira espontânea, como algo inerente ao estudo. Este
trabalho seria impossível de realizar sem o uso da internet, uma vez que a
informações necessárias não se encontram no material didático.
Inicialmente
os alunos apresentaram resistência a atividade alegando que exigiria muito
trabalho. Conforme a atividade foi sendo encaminha pode-se perceber que o
interesse passou a crescer, principalmente em conhecer o processo de produção
dos objetos. Mediante ao roteiro proposto, todos foram capazes de avaliar,
identificar e até recomendar técnicas de conservação para os brinquedos.
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